24.09.2007_

Havia muitos, muitos anos que eu nao acordava com o dia ainda tao escuro pra ir pra "escola". Acho que só em Conquista no horário de verao. Pois é isso, nas últimas semanas tenho visto o sol nascer de dentro do ônibus, larajao no horizonte de neblina, cada dia mais tarde. O ônibus sai de Santurtzi as 8hs, quase sempre em pontíssimo, passa por Portugalete (uma cidade vizinha muy maja), Barakaldo e pega uma autovia até Leioa. É aí que vemos o sol lá longe. E nao é aquele sol quentinho, que vai batendo e amornando tudo, a temperatura do ar fica indiferente a ele nesse comeco de manha.

Desde a segunda semana de aula do curso de espanhol já saia fumacinha dos nossos hálitos. Tabaréis tropicais que somos, nao paramos de brincar com isso.

Acordei com um bom-humor atípico hoje, talvez por ser o primeiro dia de aula da faculdade. Vim tagalerando muito no ônibus, contando pra Edi histórias da família e caricaturando parentes queridos enquanto Tici dormia do meu lado. O movimento na faculdade estava bem diferente do que nos dias do cruso de espanhol. Bem diferente também - nao dá pra nao comparar - do movimento da Facom, onde todo mundo conversa com todo mundo, conversa em panelinhas e tem um burburinho de primeiro dia de aula no prédio inteiro. Enquanto escrevia o primeiro parágrafo eu tava sentada no pátio interno da faculdade de Ciencias Sociales y de la Comunicación e pensei em como tenho tido vontade de mostrar a vocês os tipos daqui. As pessoas se vestem e se penteiam de uma maneira muito engracada, tipo "super fashion", com tudo muito colorido. Algumas mulheres sao bem elegantes, mas a maioria é mais essa coisa fashion mesmo; de forma geral sao todas muito produzidas. Aí nosotros, latinoamericanos e soteropolitanos praieros, quase sempre passamos de esculhambados e lechéis. Apesar de ter vivido por 7 anos em Conquista, a cidade mais metida da Bahia, os "alpes baianos" como algum repórter do BA TV um dia teve a infelicidade de denominar, nao consegui o dom de me vestir linda e elegantemente no tempo mais frio.

Bem, aqui tenho que falar das lojas. :) Se Jú tiver lendo isso tá rindo, e minha mae pensando em Jú lendo isso. Foi uma loucura ir nas lojas de roupa daqui porque é tudo muito legal e quando chegamos ainda tinha muita coisa em rebajas. Aí pra nos controlarmos só multiplicando o preco de tudo por 3. Só lembro das minhas amigas queridas a las quales les gusta comprar. Detalhe indecente: as calcinhas aqui ssao 8 ou 80, ou é fio-dental ou é calçolão.

Espero que eu possa pegar a câmera da faculdade como fazia na Facom porque aqui tem muuuuita coisa boa fotografar. Mas é coisa digna de ensaio, as quais minhas câmerazinha infelizmente nao é capaz de capturar bem. Quero fotografar os lugares, mas tenho querido mesmo é fazer retratos. Tinha alguns colegas intercambistas no curso de espanhol com caras muito curiosas. Um alemao que parecia saído direto de um filme de guerra, aquele tipo que no fim ganha medalha de qualquer coisa, super penteadinho de brilhantina, alto, seco, com a blusa por dentro da calca. Lembro de minha mae quando penso nele porque acho que ela também gostaria dessa cara. Tem Wojtek também, um polaco rasta que já apareceu em uma ou outra foto aqui. Outro dia minha mae disse que ele vai dar um ótimo Papai Noel quando ficar velho.

ps: eu escrevi isso quando ainda era uma inocente caloura e nao sabia que na UPV nao tem câmeras fotográfica. É, nao tem câmeras. Amem e aproveitem a Facom.

2 comentarios:

Unknown dijo...

Jú presente! De fato dei foi risada!

Adorei o blog mata um pouquinho da saudades, espero encontrá-la em breve....qume sabe no meio do ano? Hihihihihihi

Estou esperando novidades! A bahia não é a mesma sem vc! :-(

beijão minha linda!

Unknown dijo...

Ah! Amei as fotos do seu aniversário e da sua casinha. Que graça! Vc deve tá aproveitando, né nêga? rsrsrrs

ps- Vc não fica devendo para nenhuma espanhola nas vestimentas....muito pelo ao contrário! Tá linda nas fotos!
ps2- Seu pai tá certo.... São Paulo é meio assim tbm....tem um povo q se veste meio estrnho "fashion" rsrsrs! (Que meus amigos não me escutem!)